16/04/2010

SAPATINHO DE BEBÊ - Metalização


Metalização de sapatinho de bebê, para você que sempre quis fazer na recordação do seu pimpolho, mas sempre mudava de idéia quando ouvia o preço, caríssimooo...
Um passo-a-passo explicadinho de um método caseiro que imita perfeitamente o outro:
Não riam da história( tá tudoo beem, podem rir, mas só um pouco...rsrs...) 
Era uma vez uma mãe...muito indecisa...Como tenho 3 pimpolhos, tenho 3 sapatos ,certo?
Mas como estava em fase de testes, não queria correr o risco de danificar alguma recordação, ao escolher o sapato encantado e eu ficar com cara de abóbora no futuro.
A solução foi testar no meu próprio sapato de bebê, guardado vamos dizer assim a mais de 3 décadas...
Eis aqui a raridade:

Passei 3 camadas de verniz acrílico misturado com cola branca, em partes iguais, aguardando bem a secagem entre uma demão e outra. 
Esse processo serve para endurecer o sapato (quase desnecessário no meu sapato relíquia de museu...rsrs...)
metalizar sapatos

Passei uma demão generosa de betume da judéia, aguardei a secagem

Misturei goma laca indiana com purpurina na cor cobre, até virar uma tinta líquida, passei no sapato, deixando alguns lugares mais pintados e outros menos.
Se quiser envelhecer ,use betume. 
Para metalizar algum sapatinho de lã ou tecido, coloque dentro papel alumínio pra ajudar a firmar e depois faça o processo todo.
metalização de objetos
Se quiser envelhecer ,use betume. 
Para metalizar algum sapatinho de lã ou tecido, coloque dentro papel alumínio pra ajudar 
a firmar e depois faça o processo todo.

45 comentários:

  1. Adorei essa dica!! Bem legal, agora posso fazer eu mesma.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá,que dica ótima,tem muitas mães que procuram por esta técnica,mas acabam desistindo por conta do valor cobrado que é alto e difícil de encontrar quem faça,obrigada por dividir esta maravilhosa técnica...bjs bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta técnica é realmente muito legal. Mas caso queira ter os sapatinhos de seu filho em cobre rígido, que duram uma vida inteira, recomendo a Sapatinho de Bronze. Eles são muito bons, atenciosos e confiáveis, vai gostar com certeza! O site é www.sapatinhodebronze.com.br

      Excluir
    2. Ednamar, fala com a Sapatinho de Bronze, são ótimos! www.sapatinhodebronze.com.br ;)

      Excluir
  3. Sim, mas esta técnica não metaliza de verdade, como nos processos industriais. Naqueles, o sapatinho recebe uma camada bem grossa (fic até pesado) e muito brilhante de cobre de verdade, valorizando e eternizando o sapatinho, que não é este seu caso! Mas vale a dica para uma forma caseira, embora o sapatinho não adquira durabilidade nem brilho.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Eduardo,não é uma técnica industrial,é uma "caseira" como vc mesmo disse, mas como mencionei no post,eu fiz um teste e deu certo,então dividi um passo-a-passo no blog, porque nem todas as pessoas tem acesso a técnica industrial,seja por questões financeiras ou questões geográficas mesmo.Como o sapato era meu e já tinha durado mais de 30 anos só no couro, creio que com um betume,deve durar mais algumas décadas...rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o brilho intenso pode se colocar Laca Chineza que da um super brilho e proteje mais ainda o sapato.

      Excluir
    2. Olá Mi, quando quiser envie seu sapatinho para a Sapatinho de Bronze. Não é caro, ficam lindos e eles atendem o Brasil inteiro. bjos

      Excluir
  5. Mi eu adorei a tua técnica, tbm faço um trabalho semelhante ao teu, só mudo um pouquinho os materiais, e chamo de engomagem metalizada.
    Realmente, não é a metalização industrial, mas cumpre muito bem o objetivo de se tornar um objeto de decoração, e quanto a durabilidade, não deixa nada a desejar...
    Tenho em casa, tnto no processo industrial, que com o tempo vai sim perdendo o brilho, como qualquer cobre, que oxida, e tenho o caseiro, é muito dificil diferenciar um do outro só olhando, espia no meu blog aleartesdecorativas.blogspot
    Estás de parabéns, vou esperimentar a tua técnica com certeza!
    bjoooos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho,adorei o seu blog também...besitos

    ResponderExcluir
  7. Amei estava procurando ficou lindo parabéns.......bjo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Sol, e seja bem vinda ao blog...Besitos

    ResponderExcluir
  9. EM PRIMEIRO LUGAR MI,
    GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LA PELO DESAPEGO EM ....DIVIDIR SUA ARTE!!
    ISSO É MARAVILHOSO!!! POUCAS PESSOAS, SABEM FAZER ISSO: PASSAR COM AMOR O QUE SABEM!!!!
    INDUSTRIAL OU CASEIRO NADA É ETERNO...... NÃO É MESMO??? ENTÃO VAMOS ESCOLHER AQUILO QUE ESTÁ A NOSSA ALTURA" FINANCEIRA" E COM RESULTADOS IDENTICOS.
    AMBAS AS TECNICAS, COM DURAÇÃO, QUE PODEM NOS ACMPANHAR POR MUUUITOS ANOS NOS DANDO O PRAZER DE TERMOS RELÍQUIAS FAMILIAR.
    EU SINCERAMENTE, AMEI DE PAIXÃO ESSA SUA ATITUDE.
    PROCURAVA POR ESSA TÉCNICA, POR MUITO TEMPO.
    SENDO EU PROFESSORA DE ARTES SEI QUE COM O CUSTO DESTA TECNICA VOU PODER TAMBEM, PASSAR PARA TODAS MINHAS ALUNAS!
    BEIJO AMIGA E FICA COM DEUS.
    TANIA AMARAL

    FAÇA-ME UMA VISITINHA TAMBÉM:
    www.tudodearte.elo7.com.br
    www.tudodearte.com
    www.fotolog.terra.com.br/tudodearte

    ResponderExcluir
  10. Hola, Tania, obrigada pelos comentários.Gosto de compartilhar o pouco que sei, pois creio que só recebe a mão que está aberta.E tenho recebido muito,principalmente de pessoas como vc,que comentam e demonstram seu carinho.Que Deus te abençõe sempre, cada dia mais e mais...Besitos

    ResponderExcluir
  11. São 4 da manhã e eu andava a procurar esta técnica em todo o lado...quase a desistir, encontrei este blog...OBRIGADA pela dica! Preciso só de encontrar os materiais (isso é q me parece muito difícil porque há nomes que nem nunca ouvi) e vou fazer uma linda caixa para guardar coisas muito especiais de alguém único que já não está entre nós:-(
    Obrigada e parabéns pelo talento e pela criatividade!

    ResponderExcluir
  12. Gosto é gosto e a gente deve respeitar, mas eu ja vi esse sapatinho (perto de casa tem um lugar q faz isso fica duro e pesado) e achei meio estranho...Vc n acham nao ou sou eu q sou cismada?

    Super blog esse! Parabens

    ResponderExcluir
  13. Esse meu sapatinho,já tá dando o que falar.Minha mãe acha que ele deve ficar na casa dela,pois ela me ensinou a andar com eles.E eu acho que deve ficar na minha,pq já cresci e significa que ando sozinha,apesar de um dia com eles ter iniciando a caminhada da vida.Esse é o significado do sapato...simples assim

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkk Mi, que tal um pezinho p cada uma, o pe deireito p quem ensinou a andar e te colocou no caminho certo e o pe esquerdo p vc que apos o ensinamento da sua mae, deu o segundo passo e ta ai linda e maravilhosa fazendo o seu caminho...
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!!! vou tentar fazer!
    beijossss

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante a técnica q vc usa. Só acho q deveria esclarecer a fim de evitar confusão que não é um processo de metalização. A metalização como o nome já esclarece é a aplicaçao de uma camada de metal pelo processo de eletrodeposição (processo galvânico). No processo galvânico o sapato fica como c fosse de metal, com o brilho característico do metal polido e não o brilho proporcionado pelo verniz no processo por vc utilizado. Claro q o processo de metalização é bem mais caro, mas vale a pena, pq é mais bonito e é para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Pedro,coloquei como metalização,por que pintei com tinta que imita metal, no caso o cobre.
      Claro que todos sabem, ao ler o passo a passo,que pintei a peça.

      Excluir
  17. Perfeito. Adorei a dica. Será que posso usar o mesmo processo para fazer num leque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Dettynha, creio que sim.

      Excluir
  18. Q Jesus e os anjos a bençoe sempre por compartilhar essa tecnicas com todos abraços fraternos MAZINHA

    ResponderExcluir
  19. MENINA DO CEU.....vc e maravilinda agradeço a DEUS por existir pessoas assim como vc , para nos ajudar com esses dons q JESUS lhe deu de graça e vc de graça esta nos doando q vc sempre sempre abençoada obrigado pra existir pessoas assim comom vc. MAH CAMPANELLI

    ResponderExcluir
  20. Hola, Mah, obrigada.
    Acredito que a gente colhe o que semeia.
    E eu tenho colhido só coisas boas com o blog e conhecido pessoas especiais como você.
    Seja bem vinda...

    ResponderExcluir
  21. eu metalizo sapatinhos uma dica passa dentro do sapatinho 'adesivo para laminação tambem comhecido como resina poliester'
    o sapatinho vira uma pedra.

    ResponderExcluir
  22. ola!! eu metalizo sapatinhos, eu tenho uma dica passe dentro
    do sapatinho '' adesivo para laminação tambem conhecido como
    resina poliéster catalize e mergulhe dentro do sapatinho.
    use uma luva e espalhe com o dedo. a resina demora de 9 a 11 minutos para secar. o sapatinho vira uma pedra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ae usa essa resina antes de começar o precesso ou depois que ele estiver pronto...obg

      Excluir
  23. que bacana! gostei muito e ficou igual aqueles que mandamos na joalheria para fazer, a mi ha técnica tb é bem mais difícil!gostei da tua técnica além de fácil deixa lindo o miminho.

    parabéns, te vi lá na Rê no mural.

    bjinhus!

    ResponderExcluir
  24. uaua não conhecia essa técnica...lindo seu sapatinho..amei

    ResponderExcluir
  25. Legal sua dica, realmente quando tu fica sabendo do preço, dá vontade de desistir da idéia, mas esta dica valeu, logo que encontrar o material vou fazer os sapatinhos dos meus filhos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Maravilhosas as suas dicas, obrigada por dividir conosco ;)

    ResponderExcluir
  27. Então somos duas mães... que guardam coisinhas que os filhos usaram, tenho algumas roupinhas do meu filhote o Nicolas ele tem apenas 3 anos e quero fazer uma quadro com essas recordações.
    Adorei essa idéia do sapatinho e o passo a passo. obrigada

    ResponderExcluir
  28. Nossa amei!!!!!guardo os sapatinhos dos meus filhos ha 40 anos rsrsrs agora ja sei o q fazer para dar a eles de aniversario obrigada pela dica bjss

    ResponderExcluir
  29. Mi, os outros materiais até acho aqui, mas essa laca indiana, sei não... morar na roça é um problema... e o sapato que tenho aqui tem mais de 4 décadas... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Mi amei, vou te contar que tenho um par de spatinhos da minha filhote que fui ver para metalizar e na época me pediram 180 reais :( ..... resolvi guardar por mais um tempo pra esperar sobrar essa grana pra fazer..kkk...economia a vista $$$$$.....vou tentar sua técnica, Valeu!!!!!!!!!!!

    bja
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Amigas, trabalho com metalização de sapatinhos, um processo industrial. O valor não é barato devido o custo dos produtos e por ser uma técnica bem demorada, mas que dura para a vida toda, mas 180 reais é exagero. Se tiverem interesse estou a disposição.
    https://www.facebook.com/eternize.com.br

    ResponderExcluir
  32. Bem pessoal, eu sei como se faz o processo REAL de metalização. Já fiz milhares desses sapatinhos há dezenas de anos atrás, mas a técnica é um segredo. Por isso não é possível encontrar na Internet, e consequentemente custa caro. Um sapatinho metalizado dura mais de 1000 anos, quanto que um simplesmente pintado como foi o exemplo acima, irá se desmanchar em algumas poucas décadas !

    ResponderExcluir
  33. Amei!!!! Obrigada por nos ensinar!!! Beijos...

    ResponderExcluir
  34. oi Mi, adorei teu trabalho!!
    Conforme alguns falaram, nao vai durar uma eterniadde, mil anos,rs
    Mas o que durar já é suficiente, se sem nada o teu já durou 30 anos
    Vou citar teu post na minha postagem, parabéns

    bjus

    ResponderExcluir
  35. Já atualizei o post com teu link ;)

    bjus

    ResponderExcluir
  36. Olá pessoal! Esta técnica é realmente muito legal. Mas caso queira ter os sapatinhos de seu filho em cobre rígido, que duram uma vida inteira, recomendo a Sapatinho de Bronze. Eles são muito bons, atenciosos e confiáveis, vão gostar com certeza!
    O site é www.sapatinhodebronze.com.br

    Basta enviar o sapatinho pra lá pelos correios, eles metalizam, enviam a foto pro seu e-mail e só depois é que faz o pagamento. O envio do sapatinho metalizado de volta a você é gratuito, para todo Brasil.
    Recomendo ;)

    ResponderExcluir
  37. Nossa fica muito lindo e bem barato... Obrigada por dividir que Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...