05/03/2011

Fallingwater, a Casa da Cascata...


Gente, hoje resolvi falar sobre a "Casa da Cascata", acho linda de viver essa casa e esse projeto, uma obra prima de Frank Lloyd Wright. Me apaixonei pela casa, quando estudei sobre ele no início da faculdade em 1996, e confesso que foi um divisor de águas no meu curso (Design de Interiores- UFU).Dizem que quando iniciamos um curso universitário , nos primeiros seis meses de curso ou você larga ou você se forma depois de 4-5 anos...rsrs..
É a mais pura verdade. Quando a gente passa no vestibular , criamos um monte de expectativas de como será o curso, as aulas e tals...Eu tinha aulas de português, filosofia, sociologia, metodologia científica, e desenho técnico no primeiro semestre( não se assustem, o curso já mudou a grade curricular, graças a Deus). E eu pensava : Onde está a parte dos quartinhos bonitinhos da Casa Claúdia? Dos jardins? Quando que vou fazer isso?
Um dia pediram um fichamento de um livro enormeee,em inglês ( ninguém merece e ainda usávamos dicionário, internet começando ainda...)sobre Frank Lloyd. Comecei a ler sobre ele ,e entre muitas coisas descobri que projeto de decoração, caminhava junto com arquitetônico, e que o curso que fazia era realmente o que eu queria, tinha escolhido certo.
Me formei no início do ano 2000, mas ainda cultivo o sonho de um dia conhecer a casa...
Conhecida como Fallingwater, en inglés, o casa Kaufmann, é considerada umas das maiores obras da arquitetura do século XX, obra de Frank Lloyd Wright, o melhor arquiteto Norte americano, segundo alguns autores. Situada em Bear Run, Pensilvânia (Estados Unidos), foi projetada entre 1934-1935, e se construiu durante 1936-1937.
A Casa da Cascata se ajusta aos princípios de “Arquitetura Orgânica”, destacados por Wright, que consiste em integrar a edificação , os fatores ambientais do lugar, uso e função , materiais nativos, processo de construção e o ser humano .
Frank Lloyd Wright pediu um estudo topográfico da área ao redor da cascata, que incluia todas as rochas, árvores e curvas de nível. Criou um mapa em que ele detalhava o diâmetro dos troncos das árvores e espécie de cada uma . Se construiu a casa sobre um terreno com abundância de rochas que se usaram como sustentação da casa , algumas passam o primeiro andar até a chaminé .Num relevo levemente acidentado, com um bosque de árvores quase virgem, já que existe só um caminho de pedestres que leva a casa.
 
O interior da casa se destaca pela particularidade da distribução , localização e acabamentos As paredes da sala de estar, do resto da casa, são iguais as externas, com partes de pedra do próprio lugar. O teto com desenho que envolve as luminárias desenhadas por ele especialmente para a casa, mais o piso em pedra marrom, e a cozinha, com móveis também desenhados por ele, assim como o mobiliário do resto da casa.
A Fallingwater, foi a casa de campo para a familia Kaufmann desde 1937 até 1963. Com a morte do casal Kaufmann, o filho a vendeu a Fundação Frank Lloyd Wright. Atualmente é um monumento nacional nos USA, funciona como museu e pertence a Western Pensilvania Conservancy, e desde 1964, quando se abriu ao público, já recebeu mais quatro milhões de visitas.

E a pouco tempo lançaram um LEGO- Fallingwater, lindinho demais, eu queroooo...
 
Vídeo da Casa da Cascata

3 comentários:

  1. QUE COISA MAIS LINDAAAA.....É UM SONHO...VALE TODA A GLORIA QUE LHE DERAM...À ELA E AO AUTOR DELA....É DE SONHAR ACORDADA....BJS...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita prá falar...rsrs...Amo

    ResponderExcluir
  3. E eu li tbm,q a principio a familia ficou decepcionada por nao terem visao da cachoeira,mas o arquiteto disse q a casa foi projetada para sentirem a cachoeira!! D+++!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...