21/04/2011

Empanada de Atum


Tem muita gente que não come carne na sexta-feira santa.

Ah...Num tá preocupado(a) ?Vai comer amanhã na casa da sogra,

um bacalhau, uma moqueca?
Ah é? E de tarde, quando bater aquela fome?

Faz uma empanada, sem dificuldades e super rápida.

A receita chama-se Empanada Gallega, por que é típica da Galícia, uma região no norte da Espanha. O recheio original não vai ervilhas, as ervilhas são da Empanada Cartagenera( complicado o negócio...rsrs...)Vivo em Cartagena, e por costume, na minha coloco, né?


Ingredientes da Massa:

500 gr de farinha +ou -
150 ml de água morna
100 ml de óleo ou azeite
50 ml de vinho branco
1 envelope de fermento biológico
1 colher (chá) de sal
1 pitada de açúcar

Misture o sal, açucar, fermento,água,azeite,vinho.Vá juntando aos poucos a farinha,até soltar das mãos, e dar ponto de abrir com rolo de massa.Deixe descansar.Enquanto isso faça o recheio

Ingredientes do Recheio:

1/2 kg de atum em lata( + ou - 2 latinhas)
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho
3 tomates maduros
3 ovos cozidos
sal e pimenta

Opcional: 1 lata de ervilha, ou a mesma medida de ervilha congelada, que é refogada junto com todo o recheioRefogue a cebola,o alho,o pimentão, tomates; junte o atum ,os temperos e os ovos cozidos picados.Divida a massa em duas partes, abra a primeira parte e forre o fundo da forma.
Coloque o recheio, e cubra com a outra parte da massa. Leve ao forno médio até dourar...
A minha fiz um "fricote" com estrelinhas, por que tinha uma "ajudante do dia".
Faltou só a faixinha ordem e progresso...kkk...
Receita espanhola com roupagem brasileira...

Bom apetite...Besitos

3 comentários:

  1. Mi
    Tu adivinhou meus pensamentos.
    Vi agora p net buscar uma recita com atum para o lanche de domingo.Estarei eu e familia na casa nova durante o final de semana,só voltamos para dormi.Vou fazer uma receita Portuguesa de bacalhau com bechamel ao forno e queria uma para o lanche.amiga,obrigada por partilhar,jaja para o caderninho,bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi, este prato deve ser divino, vou copiar a receita já!!!
    O pessoal aqui de casa adora atum.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Mi, amei a receita! Eu sou fã de atum, essa torta então, me deixou com água na boca!
    E se me mandar as passagens, vou na sua casa e arumo os brinquedos todinhos com maior prazer! hahaha

    Beijocas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...