10/01/2012

Farol de Cabo de Palos

Sábado como fez um tempo mais agradável, visitamos o Farol de Cabo de Palos.

Ele fica numa cidade pesqueira de mesmo nome, 30 km de Cartagena,onde vivo. Segundo informações , "nesse mesmo monte, foi na antiguidade um templo a Baal Hammon, mais tarde identificada pelos romanos como Saturno.
Em 1554, devido à intensidade de ataques de piratas bárbaros em toda a costa mediterrânea espanhola, o rei Carlos I ordenou que o conselho de Cartagena a construção de uma torre de vigia chamada Torre de San Antonio.

Na época de Felipe II empreenderam um sistema mais abrangente de defesas costeiras, em que foram mais diretamente responsáveis ​​Vespasiano I Gonzaga , e o prestigiado engenheiro italiano Juan Bautista Antonelli, que, durante o verão de 1570, mapeou toda a
costa do reino de Múrcia e planejou um sistema completo de defesa da costa espanhola.
Como resultado deste plano de defesa, em 1578 a torre foi concluída. Apesar de estar em bom estado, em 1862 a torre renascentista foi demolida e as suas pedras foram utilizadas na construção do farol presente. O novo farol foi concluído em 1864. " "O edifício tem forma de um quadrado, com comprimento de 20 metros de lado. Tem dois andares e altura do prédio para a coroa do parapeito é 11,60 metros. A torre está localizada no centro e consiste, antes de um prisma de 12,50 metros. Na parte superior e com altura de 43 metros de altura, uma estrutura de 16 suportes sustenta outra torre de 2,20 por 3,20 metros. O plano focal do farol tem uma altura de 51 metros acima do solo e 81 metros acima do nível do mar. Ele emite uma luz branca intermitente em grupos de 2 a cada 10 segundos e tem um alcance nominal de 23 milhas náuticas à noite." No mirante, uma placa lembra um dos mais trágicos naufrágios que aconteceram por ali. O naufrágio do transatlântico Sirio em 1906, que havia partido de Gênova na Itália com destino ao Brasil, Argentina e Uruguai. Morreram mais de 240 pessoas e não sabem ao certo quantas pessoas de fato viajavam,uma vez que 4 crianças, eram contadas como um adulto no embarque. Contam- se muitas histórias como do bispo de São Paulo,que morreu afogado ao dar seu salva- vidas a um jovem estudante argentino.Um bispo do Pará que levou palavras de conforto a muitas pessoas, um médico do Rio de Janeiro, que pensava ter perdido sua esposa e filha e as reencontrou depois Do mirante,lindas vistas do Mediterrâneo. As pedras trazidas pelas ondas do mar, diversos tipos de granitos e mármores

4 comentários:

  1. Mi, acho que já estive aí perto, num ano em que passei férias em Almeria.
    Tenho fascínio por faróis e aqui, bem perto de minha casa, em Leça da Palmeira, existe um, altíssimo que permite visitas às 4ª feiras.
    Ainda não ganhei coragem para subir todos aqueles degraus, mas um dia eu vou.

    Beijinhos

    PS: Lição de bom português: dorme com pijama ou camisa e o vestuário que usa no inverno, tricotado em lã, é CAMISOLA!:-)

    ResponderExcluir
  2. Por aqui temos o Cabo da Roca, já ouviste falar? É a ponta mais ocidental da Europa, e também muito bonito.

    Deve ter sido um belo passeio, aproveita o bom tempo!

    Beijinhos

    PS. Ah, e quando o quarto estiver prontinho eu mostro :)
    As barras de azulejo tenho que procurar... poupava-me trabalho e dinheiro ;P) obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Nina, com certeza ,vc conhece esse farol,fica na entrada de La Manga.

    ResponderExcluir
  4. Lúcia,anseio conhecer Portugal,que sabe um dia,né?E aí com certeza vou incluir o Farol, que me disses.Besitos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...