04/02/2013

"Xilogravura" com bandejas descartáveis


Não fiz ainda, mas fiquei tentada a arriscar. 
Estampar tecido ou papel com uma bandejinha que vem carne, frios, etc... 
A técnica se parece a  xilogravura*.
*Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana.( Wikipédia)

Já pensei em uns quadrinhos novos, estampar algum tecido prá depois costurar.
 Quem fizer, mostra.

17 comentários:

  1. Que simples, nunca tinha pensado nisso! Muito legal essa dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já fiz curso de gravura com matriz em metal (cobre). Adorei essa ideia! Vou tentar fazer lá em casa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esta técnica, Mi. Obrigada por compartilhar conosco. Muito boa para fazer com os alunos. Vou tentar fazer, se der certo, vou levar a ideia para as aulas de artes na escola onde trabalho.
    Bjusss, querida. Tenha uma semana inspiradora.

    baudaarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Muito sugestivo!!

    Beijo meu

    ResponderExcluir
  5. Mi
    Realmente é tentador mesmo. Encontrar um molde bem bacana de desenho e sair estampando...deve ser muito gostoso..rsrs
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Olá Mi,
    Que ideia bacana! Adoro xilogravura e feitas com bandejas descartáveis é uma boa pedida para o reaproveitamento.
    Com certeza, vou colocar a mão na massa e fazer.
    Tudo de bom.
    www.democratizacaodamoda.blogspot.com
    www.teredecorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai que graça!!!!! amei a idéia!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi!
    Essa gatinho eu mostrei junto no post dos carimbos, lembra?
    Também fiquei com vontade de fazer, mas não está na lista das prioridades rs
    Deve ficar bem legal mesmo!
    bjs,ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Mi, você é demais olha, eu e meu marido estamos rindo muito com a sua comparação da xícara azul de bolas grandes com a cueca de palhaço, pior que agora eu também acho,até voltei lá no post da xícara para ver a comparação e ri aos montes, você é muito divertida, muito obrigada por sua visita viu? Sempre fico orgulhosa com sua visita. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  10. MIIIIIIIIIIIIII

    CRIATIVIDADE É COM VC MESMA NÉ GATONA BJINHUUU
    ADOREI A VISITA LÁ NO MEU CANTINHO,SOME NÃO TÁ
    BJINHUUUUUUUU E UMA SEMANA DE BENÇÃO ;)

    http://pertinhodosmeussonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Mi, adorei e não conhecia essa tecnica, ótimo post!!! Espero que o sol tenha chegado aí também, pois estou em uma semana feliz, frio sim, mas acompanhado do majestoso Rei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante mesmo! Gostei muitooo!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá. Tenho seguido o seu blog diariamente e estou a adorar. Que tipo de tinta é utilizada em tecido por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Vanda, obrigada pela companhia.
      No caso de tecido, existe tinta própria.
      Se vende até em papelarias.
      Besitos

      Excluir
  14. Oi Mi, que saudade de te visitar aqui!!! Essa técnica que você mostrou eu conheci da forma mais engraçada, em um trabalho de escola do meu filho!!! E o efeito fica super parecido com o do xilogravura (fiz muitas xilogravuras na época da universidade e amoooo essa técnica) e além de tudo é super sustentável!!!
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  15. Humm, acabasse de me dar a ideia p fazer umas patinhas no cabideiro q quero fazer no meu filho! bjo!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a ideia Michelle! Muito fácil e com resultado bem original, já estou cheia de ideias pra fazer com essa técnica. Adoro xilogravura, e esse assunto também já foi post no meu blog:
    http://tetoparedeeafeto.blogspot.com.br/2014/04/azulejos-com-ilustracoes-em-xilogravura.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...