10/01/2014

Organizando papéis e documentos


Como a gente junta papel.
Tô aqui olhando meu quadro de avisos, coisas que já passaram e estão ali penduradas, que vergonha.
 Hora de organizar a papelada nesse início de ano.

Uma caixinha na entrada de casa, pode acumular os papéis que recebemos na semana

Não deixe amontoar e já separe logo o que vai (para o lixo) e o que fica

Mas papel que juntamos em um ano, meu Deus, dá muita preguiça organizar ( admito)
Acho que  a maioria tem vontade de jogar tudo fora de uma vez. 
Virar a gaveta de boca prá baixo no cesto de lixo e sair correndo saltitando de alegria e alívio. 
E com a gaveta vazia prá encher de novo...rsrs... Se fosse fácil assim, hein?
  Tem papéis que precisamos guardar prá evitar dor de cabeça no futuro.
Então muita calma nessa hora, respire fundo  e  comece a subir a montanha...kkkk...

Organize em pastas com separadores

- Contas mensais (água, luz, etc...)
- Documentos anuais (ex: recibos de seguros)
 - Documentos pessoais ( certidões)
- Documentos médicos

Vamos precisar  de muitas...rsrs...
 Imagens: BHG

 
Por quanto tempo guardar documentos?

5 anos 
- Recibos de água, luz, telefone, gás, internet, tv a cabo.
As companhias tem que fornecer o recibo de quitação do ano anterior , trocamos 12 faturas por um só comprovante
- Tributos municipais ( IPTU por exemplo), estaduais e federais
- Convênio Médico
- Mensalidade escolar
- Fatura do cartão
- Declaração de imposto de renda
- Extratos bancários, como desaparece  a impressão feita no caixa eletrônico, o melhor é imprimir pela internet a cada seis meses

De 1 a 3 anos
Seguro da casa, carro (proposta, recibos, apólice), depende do tempo do contrato 

Outros casos
- Notas fiscais de eletrônicos, eletrodomésticos ,
 e automóveis durante a vida útil do produto e não só enquanto tenham garantia.
- Comprovantes de financiamento de imóveis e carros até quitar tudo.
 - Comprovantes de aluguel, até desocupar o imóvel
- Comprovantes de votação, os cincos últimos
- Certidão de nascimento, casamento, certificado de reservista , cartões de vacina, para sempre

E lembrem-se antes de jogar fora papéis com dados pessoais rasgue em um milhão de pedaços
Cartões vencidos, corte com tesoura.

8 comentários:

  1. Ótimas dicas e belas imagens. Dá até vontade de arrumar a mesa depois de ver.

    Decorando Assim

    ResponderExcluir
  2. Não tenho um prazo fixo para organizar o arquivo dos documentos importantes. Faço quando o caos está quase se instalando. É muito papel e documento, mas temos que organizá-los. Haja paciência! Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem ? Obrigada pelas dicas ! Também preciso organizar o caos da minha papelada ! Bj e parabéns pelo capricho !

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi, nossa, a minha mesa da cozinha está sempre cheia de papeis e meu marido é chato, não deixa jogar nada fora!Eu já vou jogando fora e separando tudo...amei a ideia da caixa, quem sabe funciona lá em casa?Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Menina, por aqui o que mais tem é gaveta e eu pelo menos uma vez ao ano arrumo tudo, separo deixo elas livres respirando e quando chega o fim do ano já esta cheia, e a mesa da sala de jantar sempre tem uma nova que chega as vezes correspondências que nem abrimos e jogamos fora porque já sabemos que é alguma operadora de cartão querendo nos pegar de trouxa, mas as gavetas do home office, não adianta meu marido faz uma bagunça que dá nos ´´neuvo de quarqué`` sujeito rsrsrs, um ótimo post amiga, vou tirar proveito. Bjk no seu coração.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi,
    Eu estou precisando pegar os documentos e organizar, mas confesso que estou com um preguicinha...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi, eu fiz uma brincadeirinha com vc lá no meu blog, vai lá ver. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  8. Bacana Michelle. É verdade mesmo que dá uma preguiça danada, eu que o diga. Estou cheia de papeis no chão desde ontem tentando organizar. É tanta coisa que a gente junta que tem coisa que nem sabemos onde colocar...

    Vamos trabalhando.

    Ótimas dicas. Gostei das caixinhas in /out. Ajudam muito.

    Beijos e sucesso no blog

    Teresinha Nolasco

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...