24/06/2015

Os projetos DIY vieram prá ficar


Uma tendência que surgiu nos países norte americanos. A sigla quer dizer " Do it Yourself", o que significa Faça Você Mesmo em bom português. Esse tipo de projeto se popularizou rapidamente, pois oferecem formas criativas de transformar algo velho em novo, reutilizar algo que estava encostado, reformar e decorar da maneira mais econômica possível. E hoje, graças a internet, os projetos DIY ganharam ainda mais força. Tem muito tutorial, né? Alguns super bem explicados, nos mínimos detalhes.E não temos mais desculpas prá não colocar a mão na massa, e realizar projetos de todos os tamanhos. Imagem: kimidori / homify.com.br
 
Tem gente que reforma a casa inteira, e transformam espaços sem usos, em espaços acolhedores. Como esse pequeno projeto DIY, que transformaram um porão em uma cabana rústica. Mostra de forma fácil como melhor utilizar pequenos espaços que inicialmente pareciam não ter nenhum potencial . Com muita madeira, móveis de segunda mão e nichos feitos também com madeira de demolição, você pode tornar um lugar sem vida em um pequeno espaço aconchegante. A cabana foi construída na Alemanha, prá ser um refúgio masculino...rsrs...uma cabana de caça. Mas podemos adaptar essa idéia para terras brasileiras , como por exemplo:
 - Cantinho prá reunir os amigos, tomar um bom vinho, um aperitivo.
- Oficina para o marido guardar ferramentas e fazer projetos de bricolagem  
- Ateliê de pintura, costura, cantinho craft.
 
Acho que nós brasileiros fomos os que mais aderimos a idéia, e surgem a cada dia novos projetos criativos. "Made in Brazil", com muito orgulho. Eu sempre visito a homify, prá ver projetos de outros decoradores e arquitetos. Observo que a maioria dos profissonais também se renderam ao faça você mesmo. Seja buscando um toque de originalidade, uma decoração sustentável, baratear o custo do projeto . Prá quem não conhece, a homify é uma plataforma onde você encontra inúmeras inspirações, idéias de decoração, arquitetura e construção Se você busca por idéias ou ajuda profissional na reforma de sua casa ou em um projeto de decoração, lá tem tudo. Você pode selecionar imagens de sua preferência e se quiser contactar com um profissional para ajudar com conselhos especializados, dá prá buscar de acordo com sua região. Com um simples clique é possível selecionar todas as imagens desejadas de uma forma rápida e organizada. Algumas idéias que encontrei por lá:  

 O designer de interiores brasileiro Maurício Arruda utilizou diversas ideias DIY para compor a decoração de esse apartamento paulistano. Caixas de engradados foram utilizadas como gavetas para organizar esse aparador. A raquete espelho , ficou muito legal.
 Imagem:Maurício Arruda / homify.com.br
 
Na cozinha, a proposta foi organizar de uma forma prática e descomplicada. Caixas de plástico substituem o típico armário da cozinha, proporcionando mais espaço de uma maneira inovadora
Imagem:Maurício Arruda / homify.com.br

Na sala de estar, ao invés da típica mesa de centro, foram colocadas banquinhos simples e empilháveis. Usados como mesas e também como bancos adicionais em reuniões com amigos. A intenção era produzir um visual eclético e divertido  e com um ar bem brasileiro, repleto de improviso e criatividade!
Imagem:Maurício Arruda / homify.com.br
 

Mesinha feita com tambor de máquina de lavar e tampo em mosaico
Imagem:Fraktali / homify.com.br

 
Mesinha feita com madeira de demolição
Imagem: Livinxsten/ homify.com.br

8 comentários:

  1. Tem coisa muito bacana e criativa, mesmo!
    Achei a segunda foto impressionante: alguém conseguiu fazer um móvel super legal com aqueles engradados horrorosos de plástico! É praticamente um milagre!
    Eu adoro o DIY, só não gosto quando as pessoas usam material ruim, tipo caixa de pizza, palito de churrasco, canudo... desculpe, não dá! Se for pra por a mão na massa, que seja com material bom e resistente!
    Os exemplos que vc selecionou aqui são ótimos!

    ResponderExcluir
  2. Tem muitas ideias bacanas, Mi. E o mais importante, sustentáveis.
    Bjka

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi, eu adoro projetos DIY, as imagens que você trouxe são ótimas ideias, mas o link, que já fui conferir e voltei aqui, menina!!!! Amei... até lareira falsa ensina a fazer, que maravilha! Obrigada por compartilhar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sempre com ideias lindas, sabes como eu adoro um bom DIY eheheh !! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ei Michele, adorei a sugestão do site. Eu acompanho além do pinterest o hometalk, muita coisa legal. Eu adoro um DIY. Sempre invento uma coisinha aqui outra ali lá no apto. Aliás só quando tenho que fazer alguma coisa que requer cuidado, com risco de me machucar é que peço alguém pra fazer. Agora eu tô na "vibe" do pallet. Fico no youtube aprendendo tudo, já fiz uma bancada que ficou show, agora quero fazer mesa de centro, baú, painel de fotos, etc.... a cabeça fervilha, o negócio é conseguir fazer tudo pois trabalho fora e só faço minhas coisinhas nos finais de semana . Bjs e adoro seu blog, recebo pelo feed.

    ResponderExcluir
  6. Michele,
    great inspirations! Have a palett table in my wintergarden and love it!
    Happy days
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Oi Michelle,
    eu sou super adepta do faça você mesmo, principalmente usando o reaproveitamento, e acho que dá pra fazer coisas lindas sem gastar muito. É só saber usar a criatividade e ter disposição pra colocar a mão na massa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi Michelle, sou adepta do DIY, adoooro. Adorei também a dica da plataforma Homify, uma opção a mais (eu não conhecia e agora já favoritei). Bjk

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...