29/09/2016

Livraria do Harry Potter


Trata-se da Livraria Lello , Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardon. Situada a Rua das Carmelitas 144, na cidade do Porto em Portugal.
Um edifíco neogótico,de 1906, projeto do engenheiro Francisco Xavier Esteves.
Fachada com arco abatido bem grande, uma porta central e ao lado duas vitrines.Acima três janelas retangulares, ladeadas por duas figuras, pinturas de Jose Bielman, representando a Arte e a Ciência.Um prédio histórico, que chama atenção, bonito com certeza...
Está entre as 3 livrarias mais bonitas do mundo segundo o jornal The Guardian (2008)
Exagero? Não.
libreria do harry potter oporto

Acredita em beleza interior?...rsrs...
Olha a maravilha que é essa livraria por dentro, é de encher os olhos.
As escadarias da Lello foram inspiração para J.K.Rowling, para as escadas de Hogwarts nos livros de Harry Potter. A autora viveu na cidade do Porto, onde trabalhou como professora de inglês (1991). Esteve casada com um jornalista português, pai da sua filha.
livraria do harry potter

Conhecendo o sucesso de Harry Potter, que agora já lança seu oitavo livro "Harry Potter e a Criança amaldiçoada", não deu outra, a livraria a tempos já virou atração turística.
Chegando a receber 3000-5000 visitantes ao dia.
hogwarts

Mas cansados de visitantes, que entravam só prá foto e saiam sem gastar um tostão, a livraria cobra ingresso de 3 euros desde o ano passado.O valor do ingresso é abatido na compra de algum livro.Uma forma de incentivar a leitura e que fez  triplicar as vendas já nos primeiros 3 meses. A taxa também servem prá custear obras de restauro, já que o grande movimento requer mais manutenção, ainda mais sendo um edifíco histórico muito antigo.

Em julho desse ano inauguraram  o restauro da fachada e a vidraça de 8 metros de comprimento por 3.5 metros de largura, composta 55 painéis de vidro,de autoria do arquiteto holandês Gerardus Samuel.Foi inteira desmontada por primeira vez, desde a construção do edifíco, limpada e restaurada prá mostrar todo o seu esplendor e luminosidade.

Harry Potter y el niño maldito

Quer for visitar Portugal, não perca o oportunidade de conhecer essa jóia da arquitetura.

E comprar um livro :)
Óbvio que a livraria foi umas das escolhidas para lançamento do novo livro do mago, "Harry Potter and the Cursed Child" e foi um sucesso o evento, onde compareceram milhares de pessoas.

Linda é pouco, né?
Imagens: Google

6 comentários:

  1. Olá Mi, é maravilhosa esta livraria da minha cidade.
    Acho que fizeram bem em cobrar os 3€, até porque depois é descontado em qualquer compra que se faça lá.
    Eu não consigo lá ir e vir de mãos a abanar. Só é pena que temos de estar imenso tempo na fila para tirar os bilhetes.
    Se ainda não lá foste, quando tiveres oportunidade aproveita, pois ninguém consegue resistir a esta beleza.
    Beijinhos:)

    ResponderExcluir
  2. Es una belleza! Nos perderíamos por cada uno de sus rincones!
    Gracias por mostrarnos como es!
    Muchos besos

    ResponderExcluir
  3. E maravilhosa a livraria! E acho justo que se cobre a entrada. Não é um valor abusivo e imagino que o entra e sai de "curiosos" fosse mesmo um transtorno. Achei linda e adoraria ter a oportunidade de conhecer!

    ResponderExcluir
  4. Milene do céu!!!!
    Eu que sou uma viciada-louca-fã-desesperada por Harry Potter enlouqueci com a sua postagem!
    Que coisa maravilhosa!!!
    Estou com 30 anos, e ainda espero a minha carta de Hogwarts, sonho em visitar tudo o que eu puder sobre este universo fantástico!
    Muito justo a cobrança de ingresso, desta forma a livraria se manterá por muito tempo, para que eu um dia a visite! ;D
    Obrigada por compartilhar esta maravilha conosco!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza

    ResponderExcluir
  5. Meu João está muito querendo conhecer,amei,
    boa noite querida,beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Eu suspirei e já me imaginei perdida dentro de um lugar assim... que coisa linda! Quanta arte!
    He-he os curiosos se ferraram, tem que pagar pra entrar rs. Tá certo! Gastaram na reforma e agora estão extrapolando nas vendas. Eu apaixonei e me senti um pouquinho dentro de Hogwarts, que show!

    Obrigada pelo carinho com o jardim. Realmente é uma benção aquele cantinho de meu Deus e cada flor, cada trabalho concluído, é uma glória a Ele. Tem muito trabalho a ser feito e infelizmente nem todos os finais de semana temos disposição para trabalhar direto, precisando descansar o esqueleto. Mas vamos seguindo devagar e sempre.

    Vc viu que assim como eu, a Tiane já está pensando na Segunda Natalina? rsrsrs. Vc nos acostumou mal...

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...