De passeio em Alcoy


Alcoy é uma cidade da província de Alicante,que pertence a Comunidade Valenciana.Estivemos por lá um fim de semana,eu e o maridogaiver. Queríamos fazer uma pequena viagem,e aproveitamos o feriado do Dia dos Pais (aqui se comemora dia 19 de março,Dia de São José).Como eram só 2 dias,escolhi em um site de reservas um roteiro a menos de duas horas de casa.Escolhemos meio as cegas,mais pela proximidade e nos surpreendemos com a cidade.


Vistas da janela do hotel
alcoi

Alcoy ou Alcoi,é conhecida como a cidade das pontes, já que é cortada por um vale e a cidade tem dois lados.Essa é Ponte de San Jordi

E essa a dupla de turistas :)

Em Alcoy se fala o Valenciano(que é o mesmo Catalão).Eles querem chamar de valenciano,nós concordamos...rsrs...Não é um idioma reconhecido oficialmente como o catalão,o galego ou o vasco(euskera),mas quase tudo está escrito em valenciano.

Alcoy teve grande importância após a Revolução Industrial na Espanha, com muitas indústrias no setor têxtil,metalúrgico e papeleiro.


e

E faz parte da rota européia do Modernismo.
O modernismo na Espanha, foi um movimento artístico que ocorreu no final do Séc.XIX e início do Séc.XX. É o que conhecemos como Art Nouveau quando estudamos História da Arquitetura e das Artes.Não tem nada a ver com o Modernismo Brasileiro que iniciou com a Semana de arte moderna de 1922.

O modernismo (Art Nouveau) tem como característica as linhas sinuosas,os elementos inspirados na natureza como flores, folhas,animais e também figuras femininas com certa sensualidade e erostismo.Os arquitetos mais famosos nesse estilo foram Antônio Gaudí.e Victor Horta.

Esse é um edifício modernista histórico construído em 1909,obra do arquiteto Vicente Pascual Pastor e ficou conhecido como a Casa del Pavo(casa do pavão)

Nas portas de entrada ao edifíco tem um enorme pavão em ferro forjado


A porta inteira é um espetáculo

Falando em portas...Eu sou a louca das portas...rsrs...


Esse outro edifício abriga o círculo industrial,que é uma associação recreativa e cultural privada fundada em 1868.Era o ponto de encontro da sociedade empresarial da época


No domingo,só pode visitar o primeiro andar

Mas valeu a pena mesmo assim





Igreja de São Mauro e São Francisco

Achei diferente o nome dos dois santos em uma igreja só

La Glorieta

Essa foto não ficou legal e ainda saí com a Sininho na cabeça...kkk...mas é prá mostrar o chão da Plaza España.Essas linhas de vidro,são na verdade o teto de um museu que fica  embaixo da praça

O museu é obra de Santiago Calatrava, e tem a forma de um esqueleto de bicho enorme.Uns dizem que o desenho é inspirado em uma baleia e outros que é no dragão de São Jorge,já que o museu se chama Llotja de San Jordi.Não sei que bicho era,mas entrei...rsrs...

É gigantesco e bonito.
obras de santiago calatrava

Besitos

Você também pode gostar

10 comentarios

  1. Oi Michelle, bt!
    Linda cidade, belo passeio e magníficas fotos. Parabéns amiga!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Michelle, que viagem maravilhosa!!! Amo a Espanha e que cidade linda com seus prédios históricos! Belas imagens!!!! Amei cada detalhe, principalmente saber que embaixo de uma praça há um museu. Fenomenal!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, menina que cidade linda. Ficou encantada de ver tantos detalhes. Que portas lindas. Tem muitas antiguidades para vender aí? Se encontra para comprar portas iguais a essas? Aqui no Uruguay tem muita coisa. Mas Alfredo não deixa eu trazer. Amei passear com vocês, vocês são um lindo casal.
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mi! Penso que já estive em Alicante, em caminho para Portugal! Eu amei esta cidade. As pontes,a arquitetura e tantos outros detalhes lindos. Os turistas estão lindos. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. .
    Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações.
    As fotos são magistrais.
    .
    * Promessas de Amor em Versos Poéticos *
    .
    Deixando votos de felicidades

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mi! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Parece ser muito interessante. Sugestão registada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Adoro viagens e adoro história! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Olá Michelle, magnífico passeio. As obras do Calatrava são indescritíveis de lindas. Aqui em Lisboa temos o privilégio de ter a estação de comboios do Oriente desenhada por ele. Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Michelle, lugar incrível, e parece muito tranquilo, deve ser legal conhecer lugares mais tranquilos, podemos ficar mais atentos aos detalhes.
    Esse museu é espetacular, aproveita a luz natural e tem uma estrutura diferente, gostei.
    Amei as fotos, lindas.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  10. Adorei as fotos, inclusive a da Sininho! :)
    Vou mandar o link para uma cunhada que mora em San Sebastian...
    Beijo&Carinho!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).