Home staging passo a passo - 10 Dicas infalíveis prá vender ou alugar seu imóvel











Tem um imóvel prá vender, que recebe poucas visitas? É possivel dobrar o número de visitas e consequentemente vender mais rápido aplicando técnicas de home staging. Já expliquei sobre home staging AQUI, que é uma técnica de marketing imobiliário, a mesma usada nos programas de decoração da TV, quando os moradores tem que vender uma casa prá comprar outra. Mudam o layout dos móveis, fazem uma pintura nova, colocam um papel de parede e a casa se transforma. E muitas vezes os moradores já ficam em dúvida se querem mesmo vender.


Um home staging bem feito chega a valorizar o imóvel no mínimo em 7%.


Preparei um post com 10 dicas, prá você aplicar home staging passo a passo na sua casa, e vender ou alugar rapidinho.





home stager





1- ESVAZIAR





Esvaziar não significa deixar o imóvel um deserto, dando até eco. Significa deixar somente o básico. Por exemplo em um quarto o que precisamos mesmo é uma cama, um criado e um armário ou cômoda. Claro que poderia ter também uma escrivaninha,  uns nichos, uma prateleira, um baú.


Mas isso não é o básico. Móveis e objetos acumulados dão a sensação de pouco espaço.





2- DESPERSONALIZAR





Despersonalizar significa deixar o ambiente neutro, impossível identificar quem mora ali. Nada de fotos de família por toda a casa, diplomas pelas paredes, jarros, bibelôs, vasinhos por todo canto, milhões de almofadas, bancadas cheias de eletromésticos. Se já tem outra casa, já leve prá ela essas coisas que sobram. Se não, uma boa opção são os guarda móveis. Paga-se uma taxa e terá X metros disponíveis prá armazenar, que poderão ser aumentados no decorrer da mudança. Sempre achamos que temos pouca coisa, até que começamos a mudança,né? Muitos guarda móveis funcionam 24 horas, o que permite colocar e retirar objetos sem problemas. Se precisar daquela mala, prá uma viagem de última hora, vai lá busca e pronto.





3- ORGANIZAR





Compradores abrem armários embutidos, armários da cozinha, de banheiro, portanto nada de bagunça. Armários sempre com as roupas dobradas ou penduradas. Se tem muita roupa, sugiro deixar só a da estação e o restante colocar em caixas plásticas embaixo da cama. Coloque uma colcha mais comprida que cubra o esconderijo e resolvido. 
Na cozinha outra vez só o básico. Deize as vasilhas e panelas de uso diário, assim como copos e pratos suficientes para a família.Aquela baixela com 20 peças, o aparelho de jantar prá 30 pessoas que é usado só no Natal e ocupa um espaço enorme, já prá casa nova ou para o guarda móveis.


Esvazie a bancada, guarde a esponja e detergente dentro do armário, quando receber possíveis compradores. Quanto mais limpo a visual melhor.


No banheiro igual, nada de embalagens, potinhos de creme , escova de dentes enchendo a bancada. No máximo um sabão líquido ou uma saboneteira bonita com um sabonete bem cheiroso. Se os azulejos são claros pendure toalhas de cores fortes prá destacar ainda mais.





dicas de home staging





4- PINTAR





Não é pintar por pintar. As cores influenciam e muito.


Não pinte da sua cor preferida, da cor do ano, somos diferentes = gostos diferentes. Muito menos com a tinta que está oferta, ou que sobrou da reforma e é só fazer a típica mistuirinha...rsrs...que depois não encontramos o tom nunca mais. Escolha uma cor neutra como branco, cinza clarinho, palha. E pinte as paredes todas da mesma cor, darão sensação de continuidade e amplitude.





5- REPARAR





Pequenos defeitos como torneira pingando, luz que não acende, porta emperrada, vidro de janela quebrado, não passam em branco aos olhos do comprador que logo pensa "se isso eu vejo, imagina os defeitos escondidos." São serviços pequenos e necessário de serem feitos, caso contrário o comprador pedirá um desconto no preço


.


6- LIMPAR





Já sabemos que uma casa limpa é muito mais agradável. Se tem um jardim, que esteja bem cuidado. Lave cortinas, roupas de cama, capas de sofá e almofadas. E limpe principalmente aqueles cantos que na limpeza do dia a dia ficam prá trás, como interruptores, rodapés, vidros, lustres, etc...


home staging curso







8-DECORAR





Como temos gostos diferentes, a solução é uma decoração básica e infalível, prá atrair o máximo possível de compradores. Use cores neutras nas cortinas, roupas de cama. E uma cor chamativa em objetos e acessórios. Se vai usar o vermelho por exemplo, seria a cor das almofadas da sala, da saboneteira do banheiro, da fruteira da cozinha, do vasinho do quarto, etc...
Uma pitada de cor, prá dar alegria na decoração.





9-PERFUMAR





Dizem os especialistas em marketing emocional que tomamos decisões usando os 5 sentidos. E o olfato é um dos mais mportantes. Quem nunca comprou pão fresquinho ao entrar na padaria por uma garrafa de água? Ou entrou em uma perfumaria atraido pelo cheiro? Nada de cheiro forte, borrifar ambientador por toda a casa, que pode parecer que queremos camuflar algo, como mofo, encanamento com problemas. No máximo umas gotinhas de essência suave no tapete da sala, ou nas almofadas do quarto. Se estamos vendendo uma casa, temos que vender aconchego, que o comprador já se sinta morando ali. Um cheirinho de café recém coado, de bolo saindo do forno e até mesmo cheiro de terra molhada. Mas como se onde moro nem chove? É só regar as plantas ou jardim quase na hora do comprador chegar.





dicas de home staging





10- FOTOGRAFAR 





Somos cada dia mais visuais.A maioria de nós procuramos um imóvel primeiro por internet. Uma foto mal feita pode arruinar tudo. Quando compramos o nosso apartamento pela foto do anúncio não teriamos nem visitado, umas fotos escuras, tiradas com flash, parecia a casa do Drácula. Viemos pela insistência da corretora e eu com a cara de "já vi pela net e não gostei." 


E nos surpreendemos muito, tanto que compramos, pois não tinha nada a ver.


Procure fazer fotos durante o dia, abra as cortinas prá ter mais luz, faça fotos desde cantos dos ambientes, parecerão maiores. Se vai fotografar a sala de jantar, ponha a mesa bem decorada, como em uma refeição. Na cozinha fotos com a bancada limpa, sem panelas em cima do fogão ou pano de prato pendurado. Nada de foto de cachorro no sofá, criança com brinquedos espalhados em volta, imagem do morador refletida no espelho, cama com sapato embaixo, roupas no varal.


Pode parecer exagero, mas já vi isso tudo :)


home staging passo a passo





Espero que essas dicas ajudem e logo me contem que conseguiram vender ou alugar.


Besitos

Postar um comentário

0 Comentários