Móvel antigo pintado - Antes e Depois


movel pintado antes e depois

Um dos e-mails que mais recebo são de dúvidas de como pintar móveis. Já mostrei vários pap's aqui no blog com antes e depois, mas mesmo assim sei que as dúvidas surgem. Vou tentar fazer um post mais explicadinho, prá que você se anime a reformar aquele móvel antigo, um móvel herdado quem sabe, prá dar uma nova cara na decoração da sua casa e uma nova oportunidade ao móvel.


Esse móvel já tinha mostrado um pouquinho do processo da transformação nos Stories no IG, se ainda não me segue por lá, corre @decoeinvencao

Meu móvel estava assim, foi encontrado na rua. Primeira coisa é ver se não tem cupim. Não tem? Beleza, bora começar a tranformação

tinta chalk paint

Tem cupim? Compre veneno prá cupim em loja de material agropecuário, siga as instruções do fabricante e aplique o produto. Embrulhe em plástico, coloque o móvel em algum canto fora de casa e espere como mínimo 40 dias. Isso mesmo, móvel de quarentena...rsrs...

Identifique se o móvel tá encerado, envernizado ou laqueado (com goma laca).

Molhe o móvel um pouquinho como se tivesse derramado um copo de água, prá fazer pocinha. Manchou e ficou marca? É cera. Remova com lã de aço e lixa.

Não manchou? Pode ser verniz ou laca.
Passe álcool? Manchou? É goma laca. Remova com pano embebido em álcool e lixa
Não manchou com álcool ou água , é verniz. Força na peruca...rsrs...Pode usar decapante ou lixa.

*Sempre que for mexer com lixar madeira ou algo que desprenda pó, use máscara (que agora temos de sobra...rsrs...)
chalk paint tinta

O meu tinha verniz...fuém..fuém...Lixadeira.
lixar móvel antigo

 Depois de lixar, passe uma imprimação para madeira. Se o seu móvel tinha cupim, tampe  os buraquinhos com massa de madeira, antes de passar a imprimação. A imprimação tampa os poros da madeira, evitando que a seiva natural suba prá tinta. Já pintei móvel sem imprimação por preguiça e pressa, que a pintura branca ficou rosa dias depois. Tive que lixar de novo e repintar. 
É verdade que preguiçoso trabalha em dobro...kkkk

primer para madeira


Passe por dentro também, mesmo se não for pintar. Se vai colar tecido, papel, a imprimação ajuda a segurar
imprimação para móvies de madeira

Nesse móvel eu criei um relevo nas portas, prá mudar um pouquinho. Colei plaquinhas de metacrilato, esperei secar e depois imprimação.
passo a passo , diy


 Depois é só pintar. Pode ser com tinta esmalte a base de água, com chalk paint, até com sobra de pintura de parede. Não recomendo pintar com tinta esmalte a base de solvente,o cheiro é forte, demora prá secar e se um dia quiser repintar nem te conto o trabalhão que dá pra tirar a tinta.

Eu pintei da cor azul meia noite (midnight blue -  La Pajarita)
tinta chalk paint


 No tampo eu usei goma laca.Passei com estopa, várias camadas. Mas poderia só ter encerado.
Mas como ficaria na sala e sempre colocam copos em cima, preferi usar a goma laca, prá evitar aquelas manchas de fundo de copo.

goma laca pra que serve

Envernize com verniz acrílico(é a base de água de cor branca leitosa, parece cola, depois de seco fica transparente). Por dentro eu forrei com papel adesivo
diy idéias

Os puxadores são os mesmos, só pintei de dourado
tinta chalk paint



chalk paint

 Prontinho, no cantinho da sala
restaurar móvel antigo


móvel antigo pintado

Se tiver alguma dúvida, pode dar o grito :)

Besitos

 Siga o blog nas redes Pinterest, Instagram, Facebook, Twitter

Postar um comentário

0 Comentários