01/09/2017

Cadeira Thonet - Antes e Depois



Minha cadeira Thonet,repaginada.Sim eu agora tenho uma Thonet.
Pensa numa pessoa feliz,mas muito feliz,como criança que ganha um presente muito esperado.Eu amo essa cadeira,o design,a história e tudo que ela representa.
Quando estudei Decoração,tínhamos uma matéria que se chamava História do Objeto,e dentre as muitas criações de designers famosos que estudamos,essa me chamou atenção.Ficava imaginando,como surgiu um desenho tão bem feito?
A pessoa acorda e tem uma idéia dessas?
Não é a toa que é considerada a cadeira das cadeiras,e Michael Thonet um gênio.
thonet chair

Michael Thonet foi um construtor de móveis e industrial, pioneiro em desenho de móveis e criador da técnica de curvar madeira ao vapor.As lâminas de madeira embebidas em cola,passavam pelo calor e a umidade produzida pelo vapor, e se transformavam em uma massa compacta,elástica e flexível. Logo eram presionadas e modeladas em formas especiais.Depois de frias,as peças eram retiradas das formas e já estavam prontas.Bastava só parafusar.Esse método marcou um antes e depois na história do desenho industrial.Não só permitiu criar um móvel mais leve,como também simplificou a fabricação e montagem.A cadeira mais famosa a 
n°14 (porque era seu número no catálogo,hoje é a 214) é composta de 6 partes unidas por parafusos.CrIada em 1859 ficou conhecida como cadeira de café vienês.A cadeira era enviada desmontada e cabiam 36 em uma caixa de 1 m3 (Melhor que IKEA...rsrs...)


Tudo isso barateou o custo dos móveis,que ficaram acessíveis a maioria.
Até 1930 venderam 50 milhões por todo o mundo.
Tem cadeiras Thonet de vários modelos,com braços,com assento de madeira,estofada em couro ou tecido,de treliça, de balanço.A minha é a número 18.





  Imagens:Pinterest

Achei  a minha na rua, meio judiada
pintar móveis antigos

E nem pensei muito

Quase fiz a pose da Madonna...kkk...

Lixei, pintei com Tinta Chalk Paint,que é outra das minhas descobertas recentes e não deixo mais.Quero pintar tudo com essa tinta.

Usei um tecido com estampa de Paris cheia de relógios,achei que combinava a cadeira de desenho atemporal
cadeira reformada

E fiz os pés em "dip painting" (é pintar um objeto como se ele tivesse sido mergulhado na tinta).Gostei do resultado

A caderia ficará no quarto do Dani,fiz um porta recados combinando com cadeira.
Mudamos o quarto um pouquinho,depois mostro.

Besitos e bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Belo trabalho, Michelle, e que achado! Ainda bem que existem pessoas que jogam essas preciosidades na rua! Na casa dos meus pais, antigamente existia um bar alto, com 3 bancos altos thonet. O bar se foi (saiu de moda) mas os bancos continuam lá e não deixo nunca meu pai se desfazer deles. Mas preciso ir buscá-los para guardá-los em local sob minha supervisão pois morro de medo que um dia meu pai acorde, ache que os bancos estão só enchendo a casa e se livre deles! São lindos também, só não tenho onde usá-los (por enquanto!). É como vc diz, um desenho atemporal. Parabéns pelo seu trabalho, ficou de cara nova, Thonet iria apreciar a repaginada na sua criação!! beijo, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle, bt!
    Ficou linda a cadeira. Que sorte encontrar essa cadeira linda p/chamar "DE SUA". Parabéns pela mudança, ficou show!
    Bjs e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  3. Olá Michele!
    Quando leio um texto assim até me animo com a coizerada que tenho aqui em casa, no sentido de pegar as minhas cadeiras Thonets falsas e colocar a mão na massa literalmente, mas falta aquele tempo.
    Sua cadeira ficou maravilhosa!
    Parabéns!
    Bjus
    Estael
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Estael,
      Espero que coloque a mão na massa e reforme as suas também.
      Com certeza ficarão lindas depois do seu toque.
      Besitos

      Excluir
  4. E que linda que ficou Mi! As vezes vejo estas preciosidade por cá mas como n tenho mais espaço cá em casa e não sou arteira como tu,deixo-à passar.Obrigada por partilhares a história desta cadeira nem sabia o nome,bom Domingo por ai,Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...