SAPATINHO DE BEBÊ - Metalização


Metalização de sapatinho de bebê, para você que sempre quis fazer na recordação do seu pimpolho, mas sempre mudava de idéia quando ouvia o preço, caríssimooo...
Um passo-a-passo explicadinho de um método caseiro que imita perfeitamente o outro:


Não riam da história( tá tudoo beem, podem rir, mas só um pouco...rsrs...) 
Era uma vez uma mãe...muito indecisa...Como tenho 3 pimpolhos, tenho 3 sapatos ,certo?
Mas como estava em fase de testes, não queria correr o risco de danificar alguma recordação, ao escolher o sapato encantado e eu ficar com cara de abóbora no futuro.
A solução foi testar no meu próprio sapato de bebê, guardado vamos dizer assim a mais de 3 décadas...
Eis aqui a raridade:



Passei 3 camadas de verniz acrílico misturado com cola branca, em partes iguais, aguardando bem a secagem entre uma demão e outra. 
Esse processo serve para endurecer o sapato (quase desnecessário no meu sapato relíquia de museu...rsrs...)
metalizar sapatos
Passei uma demão generosa de betume da judéia, aguardei a secagem


Misturei goma laca indiana com purpurina na cor cobre, até virar uma tinta líquida, passei no sapato, deixando alguns lugares mais pintados e outros menos.
Se quiser envelhecer ,use betume. 
Para metalizar algum sapatinho de lã ou tecido, coloque dentro papel alumínio pra ajudar a firmar e depois faça o processo todo.

metalização de objetos

Se quiser envelhecer ,use betume. 
Para metalizar algum sapatinho de lã ou tecido, coloque dentro papel alumínio pra ajudar 
a firmar e depois faça o processo todo.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Adorei essa dica!! Bem legal, agora posso fazer eu mesma.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá,que dica ótima,tem muitas mães que procuram por esta técnica,mas acabam desistindo por conta do valor cobrado que é alto e difícil de encontrar quem faça,obrigada por dividir esta maravilhosa técnica...bjs bom dia

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas esta técnica não metaliza de verdade, como nos processos industriais. Naqueles, o sapatinho recebe uma camada bem grossa (fic até pesado) e muito brilhante de cobre de verdade, valorizando e eternizando o sapatinho, que não é este seu caso! Mas vale a dica para uma forma caseira, embora o sapatinho não adquira durabilidade nem brilho.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Eduardo,não é uma técnica industrial,é uma "caseira" como vc mesmo disse, mas como mencionei no post,eu fiz um teste e deu certo,então dividi um passo-a-passo no blog, porque nem todas as pessoas tem acesso a técnica industrial,seja por questões financeiras ou questões geográficas mesmo.Como o sapato era meu e já tinha durado mais de 30 anos só no couro, creio que com um betume,deve durar mais algumas décadas...rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Mi eu adorei a tua técnica, tbm faço um trabalho semelhante ao teu, só mudo um pouquinho os materiais, e chamo de engomagem metalizada.
    Realmente, não é a metalização industrial, mas cumpre muito bem o objetivo de se tornar um objeto de decoração, e quanto a durabilidade, não deixa nada a desejar...
    Tenho em casa, tnto no processo industrial, que com o tempo vai sim perdendo o brilho, como qualquer cobre, que oxida, e tenho o caseiro, é muito dificil diferenciar um do outro só olhando, espia no meu blog aleartesdecorativas.blogspot
    Estás de parabéns, vou esperimentar a tua técnica com certeza!
    bjoooos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho,adorei o seu blog também...besitos

    ResponderExcluir
  7. Amei estava procurando ficou lindo parabéns.......bjo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Sol, e seja bem vinda ao blog...Besitos

    ResponderExcluir
  9. EM PRIMEIRO LUGAR MI,
    GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LA PELO DESAPEGO EM ....DIVIDIR SUA ARTE!!
    ISSO É MARAVILHOSO!!! POUCAS PESSOAS, SABEM FAZER ISSO: PASSAR COM AMOR O QUE SABEM!!!!
    INDUSTRIAL OU CASEIRO NADA É ETERNO...... NÃO É MESMO??? ENTÃO VAMOS ESCOLHER AQUILO QUE ESTÁ A NOSSA ALTURA" FINANCEIRA" E COM RESULTADOS IDENTICOS.
    AMBAS AS TECNICAS, COM DURAÇÃO, QUE PODEM NOS ACMPANHAR POR MUUUITOS ANOS NOS DANDO O PRAZER DE TERMOS RELÍQUIAS FAMILIAR.
    EU SINCERAMENTE, AMEI DE PAIXÃO ESSA SUA ATITUDE.
    PROCURAVA POR ESSA TÉCNICA, POR MUITO TEMPO.
    SENDO EU PROFESSORA DE ARTES SEI QUE COM O CUSTO DESTA TECNICA VOU PODER TAMBEM, PASSAR PARA TODAS MINHAS ALUNAS!
    BEIJO AMIGA E FICA COM DEUS.
    TANIA AMARAL

    FAÇA-ME UMA VISITINHA TAMBÉM:
    www.tudodearte.elo7.com.br
    www.tudodearte.com
    www.fotolog.terra.com.br/tudodearte

    ResponderExcluir
  10. Hola, Tania, obrigada pelos comentários.Gosto de compartilhar o pouco que sei, pois creio que só recebe a mão que está aberta.E tenho recebido muito,principalmente de pessoas como vc,que comentam e demonstram seu carinho.Que Deus te abençõe sempre, cada dia mais e mais...Besitos

    ResponderExcluir
  11. São 4 da manhã e eu andava a procurar esta técnica em todo o lado...quase a desistir, encontrei este blog...OBRIGADA pela dica! Preciso só de encontrar os materiais (isso é q me parece muito difícil porque há nomes que nem nunca ouvi) e vou fazer uma linda caixa para guardar coisas muito especiais de alguém único que já não está entre nós:-(
    Obrigada e parabéns pelo talento e pela criatividade!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo!