Livraria do Harry Potter




Trata-se da Livraria Lello , Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardon. Situada a Rua das Carmelitas 144, na cidade do Porto em Portugal.


Um edifíco neogótico,de 1906, projeto do engenheiro Francisco Xavier Esteves.


Fachada com arco abatido bem grande, uma porta central e ao lado duas vitrines.Acima três janelas retangulares, ladeadas por duas figuras, pinturas de Jose Bielman, representando a Arte e a Ciência.Um prédio histórico, que chama atenção, bonito com certeza...


Está entre as 3 livrarias mais bonitas do mundo segundo o jornal The Guardian (2008)


Exagero? Não.


libreria do harry potter oporto





Acredita em beleza interior?...rsrs...


Olha a maravilha que é essa livraria por dentro, é de encher os olhos.


As escadarias da Lello foram inspiração para J.K.Rowling, para as escadas de Hogwarts nos livros de Harry Potter. A autora viveu na cidade do Porto, onde trabalhou como professora de inglês (1991). Esteve casada com um jornalista português, pai da sua filha.


livraria do harry potter





Conhecendo o sucesso de Harry Potter, que agora já lança seu oitavo livro "Harry Potter e a Criança amaldiçoada", não deu outra, a livraria a tempos já virou atração turística.


Chegando a receber 3000-5000 visitantes ao dia.


hogwarts





Mas cansados de visitantes, que entravam só prá foto e saiam sem gastar um tostão, a livraria cobra ingresso de 3 euros desde o ano passado.O valor do ingresso é abatido na compra de algum livro.Uma forma de incentivar a leitura e que fez  triplicar as vendas já nos primeiros 3 meses. A taxa também servem prá custear obras de restauro, já que o grande movimento requer mais manutenção, ainda mais sendo um edifíco histórico muito antigo.







Em julho desse ano inauguraram  o restauro da fachada e a vidraça de 8 metros de comprimento por 3.5 metros de largura, composta 55 painéis de vidro,de autoria do arquiteto holandês Gerardus Samuel.Foi inteira desmontada por primeira vez, desde a construção do edifíco, limpada e restaurada prá mostrar todo o seu esplendor e luminosidade.







Harry Potter y el niño maldito





Quer for visitar Portugal, não perca o oportunidade de conhecer essa jóia da arquitetura.







E comprar um livro :)


Óbvio que a livraria foi umas das escolhidas para lançamento do novo livro do mago, "Harry Potter and the Cursed Child" e foi um sucesso o evento, onde compareceram milhares de pessoas.







Linda é pouco, né?




Imagens: Google

Postar um comentário

0 Comentários