Banheiros...





Tempos atrás os banheiros eram no lado de fora da casa, depois vieram pra dentro delas e um único banheiro servia a toda a família. Depois inventaram a suíte , o lavabo, e hoje praticamente cada quarto tem seu banheiro privativo. Banheiros compartilhados pelo casal, é comum duas cubas e até dois chuveiros. 


Hoje fazem-se elegantes salas de banho, mas a grande maioria ainda tem banheiros pequenos e a solução pra ter conforto é a criatividade, e o planejamento da obra se possível.





Medidas mínimas:(* essas medidas são sugestivas, devendo ser adaptadas ao perfil de cada um, uma pessoa mais alta, mais baixa, portador de necessidades especiais)





Pia- as menores existentes tem 30 cm de diâmetro, com altura das colunas entre 80-83 cm. E necessário no mínimo 50cm de circulação na frente.





Bancada com uma cuba o mínimo é 55 cm, mas o ideal seria em torno de 80 cm de largura e fixada a 75-83 cm do chão.





Se é uma bancada pra duas pessoas, recomenda-se deixar um espaço de 40 cm entre elas e mais 20 cm em cada lateral.





Vaso sanitário- os menores tem 36 cm de diâmetro, 50cm de profundidade e 38 cm de altura. Lembre-se de fazer uma opção ao construir por um modelo que economize água , seu bolso agradece e o meio ambiente também. Mínimo de 60 cm a frente e 20 cm nas laterais, que caiba pelo menos um lixinho e o suporte de papel que deve ser fixado a 50 cm do chão.





Chuveiro deve ser fixado a 2,10 m do chão, suporte de toalhas a 1,40 m do chão, saboneteiras a 1,20m do chão





Banheira - as menores tem largura de 70 cm, com bordas de 15 cm e comprimento de 1,10 m. é preciso um espaço mínimo de 70 cm a frente dela pra entrar e sair. Quem não dispõe de muito espaço, mas quer uma em casa, a solução é colocá-la dentro do box do chuveiro, como na foto abaixo.













Na hora da escolha dos revestimentos os lançamentos, são sempre mais caros. 


Um revestimento liso sempre será mais barato que um trabalhado, e quanto maior os detalhes, como barrados, paginações complicadas, mais cara será a mão- de- obra prá aplicação .





Revestir apenas a área molhada é uma opção, prá economizar, mas lembre-se de utilizar massa acrílica, ou um verniz marítimo depois da tinta latex ou textura, prá prevenir infiltrações, paredes estufadas, devido ao vapor do chuveiro.













Utilizando a caixa acoplada do vaso sanitário como apoio e bancada

banheiros pequenos










Uma boa iluminação, cores claras, uma só cor de revestimento de pisos e paredes, ajudam na sensação de ambiente maior.

altura bancada de banheiro




























































distancia minima bancada de banheiro


Imagens: Google

Postar um comentário

0 Comentários