Hotel de Ville - Bruxelas


Ainda falando um pouco da minha viagem á Bélgica,vou mostrar uma arquitetura no mínimo interessante. Trata-se do Hotel de Ville,que fica na Grand Place.
Fui lá com meu irmão, cunhada e sobrinhos. Lá perto bati o olho numa torre torta e já que não podia perder a piada...rsrs... comentei com meu irmão: "Que que isso?Piza?".
Aí ,ele foi me contar a história( ou lenda)


Olha aí a dita cuja

Conta a lenda, que o arquiteto, quando estavam construíndo se mandou a França ,atrás de um grande amor. E como sabemos que nem tudo anda as mil maravilhas numa obra,sem acompanhamento ou no mínimo com a presença do dono da obra,quando voltou estava feita a "arte". A falta de simetria nas janelinhas do telhado(de um lado tem mais que outro), a torre torta, a porta fora do eixo central, estátuas,etc...

A porta
Aí, ele muito contrariado,com a ruína da sua obra maestra, subiu a torre e se atirou.O grande amor de sua vida, fez o mesmo e encontra-se no alto do telhado os 2 caixões Mais dados de informação,da Wikipedia:

"A Câmara Municipal (Francês: Hôtel de Ville, Holandês: Stadhuis (ajuda · info)) da cidade de Bruxelas é um edifício gótico da Idade Média. Ele está localizado na famosa Grand Place em Bruxelas, na Bélgica.

A parte mais antiga da Câmara Municipal presente é a sua ala leste (à esquerda, quando voltada para a frente). Esta ala, juntamente com um pequeno campanário, foi construída de 1402-1420 sob a direção de Jacob van Thienen e adições futuras não foram originalmente previsto. No entanto, a admissão do corporações de ofício para o governo da cidade tradicionalmente patrício provavelmente estimulou o interesse na expansão do edifício. Uma asa, segunda menor foi concluída no prazo de cinco anos de Charles imposição Negrito sua primeira pedra em 1444. A ala direita foi construído por Guillaume (Willem) de Voghel que em 1452 também construiu a Aula Magna.

A torre de 96 metros (310 pés) de altura em estilo gótico Brabantine surgiu a partir dos planos de Jan van Ruysbroek, o arquiteto da corte de Filipe, o Bom. Em 1455, esta torre tinha substituído o antigo campanário. Acima do telhado da Câmara Municipal, o corpo torre quadrada restringe a um openwork ricamente pináculos octogonal. No topo da torre fica a 5 metros de altura estátua de metal dourado do arcanjo Miguel, padroeiro de Bruxelas, matando um dragão ou demônio. A torre, o seu arco frontal e a fachada do edifício principal estão visivelmente fora do centro em relação ao outro. Segundo a lenda, o arquiteto ao descobrir este "erro" pulou para a morte da torre. Mais provavelmente, a assimetria da Câmara Municipal foi uma consequência aceitos da história de construção dispersa e restrições de espaço.

A Câmara Municipal está decorado com numerosas estátuas representando nobres, santos e figuras alegóricas. As esculturas presentes são reproduções; os mais velhos estão no museu da cidade na "Casa do Rei" do outro lado da Grand Place.

Após o bombardeio de Bruxelas em 1695 por um exército francês sob o Duque de Villeroi, o incêndio, resultando completamente destruído a Câmara Municipal, destruindo os arquivos e as coleções de arte. O interior foi logo reconstruído, ea adição de duas asas traseiras transformou o edifício em forma de L na sua configuração actual: um quadrilátero com um pátio interior preenchido por Corneille Van Nerven em 1712. O interior gótico foi revisado por Victor Jamar em 1868 no estilo de seu mentor Viollet-le-Duc. As salas têm sido reabastecido com tapeçarias, pinturas e esculturas, em grande parte representando assuntos de importância na história local e regional."

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Nossa Mi!!!!!!
    QUe historia ein!
    Adorooo tbm saber o PORQUE das coisas, e concertaza iria amar ter conhecido esse hotel-estranho,rs
    Mas confesso me encantei MAIS com suas palavras no post em que colocou o selinho!

    De coração,mto,mto obrigada pelos elogios!Quase me fez chorar,viu!

    Grandes bjosss e uma maravilhosa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Mi
    Eu que vivo a Bélgica passo tantas vezes por este Hotel,admiro e nunca percebi que tinha uma torre torta e nem sabia desta lenda,ai meu Deus,rs!
    Boa noite,bjkas

    ResponderExcluir
  3. Deve ser lindo o castelo, mas a história é doída... Boa viagem, fique com Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seja bem vindo!