Cortinas - Inspirações, Dicas e Truques - *Decoração e Invenção*

Cortinas - Inspirações, Dicas e Truques

Cortina é como a roupa da casa, uma casa sem elas é como se estivesse faltando alguma coisa.
 E assim como as roupas , cortinas tem prá todos os gostos. Cortinas lisas, cortinas estampadas, cortinas com desenhos florais, cortinas com estampas geométricas, combinado mais de um tecido, com barrado, degradê, etc...Uma infinidade de opções prá comprar cortina pronta e  muitas inspirações prá fazer a sua como preferir. Antes de escolher a cor, o estampado, o tipo de fixação, o que devemos analisar primeiro é o que elas escondem ou seja as janelas ou portas. Se queremos ter privacidade, se queremos que passe luz de dia e clareie a casa. Se queremos dormir tranquilo sem que a luz incomode. 
Dicas, truques e respostas as dúvidas prá não errar com as cortinas.

Como fazer o ambiente ou casa parecerem maiores com cortinas?
Que a cortina cubra de um lado ao outro da parede e não só no rumo da janela.
Dá um efeito de alargar a visão.
cortinas quarto

 
Fixar as cortinas mais próximas do teto e dando preferência a tecidos lisos.
Essa combinação da foto também é perfeita quanto a função da cortina, pois deixa a luz entrar durante o dia  e pela noite fechando a cortina de cima dá privacidade e mantém o quarto mais escuro para descansar.

Unifique as cortinas nos ambientes, dá sensação de maior espaço. Essa dica é muito usada em home staging. Se quiser mais dicas de home staging ou ainda não sabe o que é  AQUI
cortinas sala


Cortina arrastando no chão, que vemos muito por aí. Também é uma forma de ampliar e fazer que o teto pareça mais alto. Mas essas cortinas com tecido sobrando, fazendo aquela charmosa ruguinha embaixo não são recomendadas para casas onde tem crianças, animais de estimação  ou em ambientes que a passagem e circulação sejam muito próximas da janela.
Um desastre na certa, em uma pisada pode cair a cortina com suporte e tudo
cortina arrastando no chão


Como calcular o tecido para uma cortina?
Tire a medida da janela, some 30 cm e multiplique por 2 , 2.5 ou 3. De acordo com a quantidade de claridade, privacidade e franzido que quiser. Na altura também calcule 35 cm a mais, prá fazer a dobra e a barra embaixo. Se quiser uma cortina leve, nunca diminua a quantidade do tecido e sim escolha um tecido mais fino e regule a quantidade de abertura prá entrar mais ou menos luz.
como calcular tecido cortina

cortina quarto menina

Qual o melhor tecido para cortinas?
As que tem melhor caimento são as de linho, algodão, mas também são as que desbotam mais fácil por serem fibras naturais. Por isso escolha tecidos de algodão mesclados com sintéticos, são mais práticos, as cores duram mais e fiquem menos enrugadas. 
As cortinas de jacquard também são uma boa opção.
cortinas preto e branco

Como tirar o amarelado das cortinas brancas?
Deixe de molho na água com bicarbonato durante toda a noite e lave no dia seguinte como de costume.
cortinas estilo boho chic

cortina estampa floral

 Como deixar as cortinas menos amassadas ao lavar?
- Torcer pouco na máquina de lavar, diminuindo a velocidade de centrifugação
- Pendurar as cortinas úmidas diretamente na janela prá que se sequem. Eu sempre faço assim e economizo passar as cortinas, além de ficar um cheirinho delicioso de amaciante enquanto elas se secam.
cortinas cinza

Como escurecer o quarto com cortinas?
Prá escurecer o ambiente se sua janela é somente de vidro, escolha cortinas com blackout que são tecidos mais pesados e engomados com filtro térmico e que cobrem 100% da luz. Também existem os  tecidos sun out que são tecidos 100% poliester, mais leves que o blackout e que reduzem de 30% a 60% a luz dependendo da cor. Esse tecido também funciona como filtro solar em janelas e portas com muito sol, protegendo o piso de madeira e os móveis.
curtains bedroom

cortina a juego con papel pintado

cortina azul



curtains geometric

cortina salón
 Imagens: Pinterest

Um comentário:

Obrigada pela visita. Seja bem vindo (a).

Muitas idéias do blog são projetos que fiz, e outras retiradas da net. Essas idéias nem sempre possuem os devidos créditos. Se você detém direito autoral sobre alguma imagem, avise; que darei os créditos ou retirarei do blog caso queira Do mesmo modo, se levar alguma imagem de minha autoria (não faça hotlink), seja gentil e cite a fonte. Jamais copie o texto inteiro. Plágio é crime.Obrigada