Depois das festas, a pessoas que gostam de reciclar como eu, e que temos mania de guardar material para o futuro ( tranqueira é outra coisa...rsrs...) sempre acabamos com muitas rolhas.
Eu venho juntando a um tempo, de algum vinho que tomamos, vinho que uso prá cozinhar e de garrafas de champagne. Já tenho uma lata cheia e muitas inspirações.
Mas você sabe de onde vem a cortiça?
A cortiça provém do sobreiro ou alcornoque (quercus suber)., uma árvore da familia do carvalho.
A produção internacional de cortiça atinge as 340 mil toneladas por ano e Espanha é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas de Portugal. Para fazer a primeira extração (descascar ) é preciso esperar que a árvore tenha 30 anos. Para as extrações seguintes também chamadas de ‘sacas’ tem que esperar mais 9 ou 10 anos. Em qualquer caso, quanto mais anos passarem entre colheitas, maior será a qualidade da cortiça. Estima-se que possam ser feitas 10 extrações de cada sobreiro ao longo do seu ciclo de vida. Quando começa a época de extrair as cascas, as árvores que serão descascadas são marcadas prá evitar confusão com os anos.
Depois vem a fase de secagem, seguida da fase de cozedura: as tábuas extraídas do sobreiro são fervidas para obterem uma textura mais flexível e aumentarem a sua espessura. Posteriormente, devem ser mantidos em repouso para que adquiram uma forma plana.
A perfuração é um processo semiautomático. As tábuas selecionadas, utilizadas para rolhas de cortiça são cortadas em tiras e perfuradas com uma máquina para extrair as rolhas cilíndricas. Por último, as rolhas são classificadas de acordo com a sua porosidade, resistência e diâmetro.
Os restos de cortiça são triturados e fazem aglomerados, de onde saem as tampas de champagne, lâminas de cortiça para revestimento acústico, objetos decorativos, etc...
Agora que você viu a trabalheira que tem a mãe natureza, esse material vale ouro e o melhor sempre é reciclar, reusar e reutilizar. Inspire-se nas lindas idéias.
Amei essa versão penduricos
Guirlanda em formato de coração
Mini barquinhos como marcadores de lugar a mesa ou lembrancinhas de festa infantil com tema marinheiro
Outra guirlanda, bem linda com rolhas e pérolas, mas vale também bolinhas de madeira
Marcadores de lugares à mesa
Revestindo uma latinha e transformando num porta treco
Quadrinho fofo com rolhas, galhos e pedrinhas
Uma boa opão para as suculentas, dão um efeito lindão e por ser poroso,água na medida certa
Marcadores de horta e vasinhos
Porta recados
Mini, quase micro vasinhos para suculentas, com imãs
Porta celular
Descanso de panela
Porta bijuterias com ganchinhos
Descanso de panela feito com bandeja e rolhas
Imagens: Pinterest, Hobby Lobby, Tami Circeo Photografy
0 Comentários
Obrigada pela visita. Seja bem vindo!