Pão de Abóbora


E aproveitando o outono, que pede gostosuras prá acompanhar um café, um chá, um chocolate quentinho, fiz pão de abóbora. 
Uma receita super fácil que que rende bastante, eu congelo depois de assado e vou tirando aos poucos e esquentando para o café ou lanchinho da tarde. Fica um pão macio, meio adocicado que vai bem com tudo. Recheado com presunto e queijo, com patê, com geléia, doce de leite e até puro mesmo.

Eu gosto muito de abóbora e aproveito sempre quando é temporada.
 Tenho sempre cortada e congelada prá sopa, prá purê, etc... E no blog já postei receita de doce de abóbora, de bolo de abóbora e agora vem a receita do pão de abóbora...rsrs... Se você também é fã da "amarelinha", salva a receita prá fazer, não vai se arrepender.

pan de calabaza

Ingredientes:

1 copo de leite morno
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 copo de açúcar
15 grs de fermento seco para pão
1/2 copo de óleo
2 ovos
1/2 colher (sopa) de sal
2 copos de abóbora cozida e amassada (veja no final a dica para cozinhar)
Farinha de trigo até dar o ponto( mais ou menos 1 1/2kg)

Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha) até formar um creme. 
Junte a farinha até dar o ponto e desprender das mãos. Fica uma massa maleável, não muito seca, mas que desprende das mãos. Deixe crescer por uma hora. 
Enrole os pães e deixe crescer mais 20 minutos.
Asse em forno médio 180°, até corar. Eu não pincelo gema antes, porque meu forno doura bem. 


pãozinho de abóbora

Dica prá cozinhar a abóbora:

Eu cozinho no microondas prá não perder nutrientes na água. Coloco a abóbora numa vasilha, tampo com filme plástico, deixando um cantinho prá ventilar e levo no microondas por 10 min, mexendo na metade do tempo. Espero esfriar prá usar na receita.

Postar um comentário

0 Comentários